Utilização de Provisões para a Prática de Gerenciamento de Resultados em Empresas Brasileiras
Palavras-chave:
Gerenciamento de resultados, Accruals específicos, Provisões passivas.Resumo
Objetivo: Objetivou-se analisar se a constituição de (1) provisões para garantias, (2) benefícios a empregados e (3) riscos fiscais estão sendo utilizadas para provocar algum efeito de accruals específicos, que evidenciem a prática de Gerenciamento de Resultados (GR).
Fundamento: Devido às particularidades das contas de provisões, surgem as oportunidades para gerenciar os accruals específicos com o propósito de melhorar parâmetros de solvência e reduzir pagamentos dos impostos, por exemplo.
Método: A amostra foi composta por empresas listadas na BM&FBovespa com dados trimestrais de 2011 a 2015, de três formas: empresas com provisão para garantias de produtos, mercadorias e serviços, contemplando 225 observações; empresas que possuem provisão para benefícios a empregados, perfazendo 321 observações; e por fim, aquelas com provisão para riscos fiscais, contendo 2.432 observações. Os dados foram analisados utilizando regressão de dados em painel, a partir dos modelos de McNichols e Wilson (1995), Martinez (2006) e Fasolin e Klann (2015).
Resultados: Os resultados apontam que as provisões para garantias são explicadas pelo endividamento e valor dos estoques; as provisões para benefícios a empregados são explicadas pelo endividamento, tamanho e pelo valor das obrigações sociais; e as provisões para riscos fiscais são explicadas pela variação do lucro líquido. Conclui-se que os modelos 1 e 2 apontam para práticas de GR, enquanto o modelo relativo à provisão para riscos fiscais mostrou fraco poder explicativo.
Contribuições: A possibilidade de manipulação por meio de uma alternativa artificial sobre ativos específicos, torna-se importante para os stakeholders, pois essa decisão poderá influenciar seus negócios.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.