Influência da Estrutura de Auditoria, Conselho de Administração e Qualidade da Informação Contábil no Índice Market to Book Value de Empresas Brasileiras Listadas na B3

  • Andreia Carpes Dani Universidade Regional de Blumenau-FURB
  • Edgar Pamplona Universidade Regional de Blumenau-FURB
  • Paulo Roberto da Cunha Universidade Regional de Blumenau-FURB
Palavras-chave: Market to Book Value. Estrutura de Auditoria. Estrutura de Governança Corporativa. Qualidade da Informação Contábil. Empresas Brasileiras.

Resumo

Objetivo: Verificar a influência da estrutura de auditoria, conselho de administração e qualidade da informação contábil no índice Market to Book Value de empresas brasileiras listadas na B3.Fundamento: A estrutura de auditoria e o conselho de administração podem influenciar o desempenho de mercado das empresas (Moutinho, Cerqueira e Brandão, 2012). Além disso, a qualidade da informação contábil tende ser maximizada por mecanismos de auditoria bem definidos, mitigando práticas de manipulação e proporcionando maior transparência aos usuários da informação contábil, o que deve ser identificado pelo mercado e refletir no desempenho da empresa (Almeida & Almeida, 2009; Politelo, 2013).Método: Pesquisa descritiva, quantitativa e documental. Os dados foram extraídos da base Economática® e de formulários de referência. O período de estudo é de 2012 a 2014, tendo a amostra 135 empresas. A análise dos dados foi realizada pela regressão linear múltipla.Resultados: Têm-se que reputação da auditoria independente e honorários pagos de não auditoria possuem relação positiva com o desempenho de mercado, enquanto presença do comitê de auditoria e dualidade de diretor estão negativamente relacionados com a performance corporativa. Finalmente, tem-se ainda que empresas que gerenciam mais resultados (como proxy da qualidade da informação contábil) apresentam Market to Book Value superior.Contribuições: Amplia a perspectiva de gestores corporativos, no âmbito da estrutura de auditoria, conselho de administração e qualidade da informação contábil, a fim de maximizar o valor das empresas que administram, sendo isto, notadamente, um de seus mais importantes enfoques administrativos.

Biografia do Autor

Andreia Carpes Dani, Universidade Regional de Blumenau-FURB
Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela FURB.
Edgar Pamplona, Universidade Regional de Blumenau-FURB
Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela FURB.
Paulo Roberto da Cunha, Universidade Regional de Blumenau-FURB
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
Publicado
2019-05-24
Seção
Seção Nacional