Influência da Estrutura de Auditoria, Conselho de Administração e Qualidade da Informação Contábil no Índice Market to Book Value de Empresas Brasileiras Listadas na B3

Authors

  • Andreia Carpes Dani Universidade Regional de Blumenau-FURB
  • Edgar Pamplona Universidade Regional de Blumenau-FURB
  • Paulo Roberto da Cunha Universidade Regional de Blumenau-FURB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n2.41757

Keywords:

Market to Book Value. Estrutura de Auditoria. Estrutura de Governança Corporativa. Qualidade da Informação Contábil. Empresas Brasileiras.

Abstract

Objetivo: Verificar a influência da estrutura de auditoria, conselho de administração e qualidade da informação contábil no índice Market to Book Value de empresas brasileiras listadas na B3.

Fundamento: A estrutura de auditoria e o conselho de administração podem influenciar o desempenho de mercado das empresas (Moutinho, Cerqueira e Brandão, 2012). Além disso, a qualidade da informação contábil tende ser maximizada por mecanismos de auditoria bem definidos, mitigando práticas de manipulação e proporcionando maior transparência aos usuários da informação contábil, o que deve ser identificado pelo mercado e refletir no desempenho da empresa (Almeida & Almeida, 2009; Politelo, 2013).

Método: Pesquisa descritiva, quantitativa e documental. Os dados foram extraídos da base Economática® e de formulários de referência. O período de estudo é de 2012 a 2014, tendo a amostra 135 empresas. A análise dos dados foi realizada pela regressão linear múltipla.

Resultados: Têm-se que reputação da auditoria independente e honorários pagos de não auditoria possuem relação positiva com o desempenho de mercado, enquanto presença do comitê de auditoria e dualidade de diretor estão negativamente relacionados com a performance corporativa. Finalmente, tem-se ainda que empresas que gerenciam mais resultados (como proxy da qualidade da informação contábil) apresentam Market to Book Value superior.

Contribuições: Amplia a perspectiva de gestores corporativos, no âmbito da estrutura de auditoria, conselho de administração e qualidade da informação contábil, a fim de maximizar o valor das empresas que administram, sendo isto, notadamente, um de seus mais importantes enfoques administrativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andreia Carpes Dani, Universidade Regional de Blumenau-FURB

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela FURB.

Edgar Pamplona, Universidade Regional de Blumenau-FURB

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela FURB.

Paulo Roberto da Cunha, Universidade Regional de Blumenau-FURB

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Published

2019-05-24

How to Cite

Dani, A. C., Pamplona, E., & Cunha, P. R. da. (2019). Influência da Estrutura de Auditoria, Conselho de Administração e Qualidade da Informação Contábil no Índice Market to Book Value de Empresas Brasileiras Listadas na B3. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 7(2), 61–78. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n2.41757

Issue

Section

Seção Nacional