A Forma de Financiamento das Companhias Abertas sob os Pressupostos da Pecking Order Theory e Trade Off Theory
Palavras-chave:
Forma de financiamento. Pecking Order Theory. Trade Off Theory.Resumo
Objetivo: Investigar o perfil de financiamento das companhias de capital aberto no Brasil listadas na BM&FBovespa, compreendendo o período de 2005 a 2015.
Fundamento: Teorias de finanças (Pecking Order Theory e Trade Off Theory) que explicam a política de financiamento adotada pelas companhias. As características institucionais: sistema legal, sistema financeiro e sistema contábil são fatores determinantes para se compreender a forma de financiamento das companhias de determinado país.
Método: Foi utilizada a metodologia proposta por Singh e Hamid (1992), que identifica como companhias financiam seus investimentos. Foram utilizados dados do ativo total, passivo total, dividendos pagos e lucro líquido.
Resultados: Em relação às fontes primárias de financiamento, os resultados indicaram o autofinanciamento como a principal fonte, sendo o endividamento a segunda opção, o que confirma a influência da Pecking Order Theory. Os resultados evidenciam que antes e depois da adoção do padrão contábil baseado em IFRS, a forma de financiamento das companhias da amostra não se alterou, assim, tais evidências permitem concluir que esse padrão contábil não é fator relevante para definir a forma como as companhias se financiam, mesmo sendo um padrão que incentive o financiamento pela emissão de ações.
Contribuições: Este estudo permite entender a influência das Pecking Order Theory e Trade Off Theory na forma como companhias abertas brasileiras se financiam. Contribui também para a reflexão sobre a fraca correlação existente entre formas de financiamentos e o padrão contábil adotado pelo país.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.