Análise Relacional entre Estilos de Aprendizagem e Métodos de Ensino em um Curso de Ciências Contábeis

Autores

  • Maervelym Pâmella de Andrade Simões
  • Lúcia Silva Albuquerque de Melo Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
  • Fabiano Ferreira Batista Universidade Federal de Campina Grande
  • Gianinni Martins Pereira Cirne Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2018v6n3.37337

Palavras-chave:

Estilos de Aprendizagem, Inventário de Kolb, Métodos de ensino

Resumo

Objetivo: Investigar a relação entre os estilos de aprendizagem dos discentes e os métodos de ensino utilizados por docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande.

Fundamento: O estudo encontra respaldo na Teoria da Aprendizagem Experiencial que orientou os estudos de Kolb (1999), segundo a qual cada indivíduo apresenta um estilo de aprendizagem predominante (Acomodador, Divergente, Convergente e Assimilador) que representa preferências do indivíduo, relacionadas à forma de perceber, organizar, processar e compreender as informações, dentro de um ciclo que compreende a Experiência concreta, Observação reflexiva, Conceituação abstrata e a Experimentação ativa.

Método: A pesquisa foi realizada junto a 19 professores e 134 alunos, com auxílio do inventário de Kolb (1999).

Resultados: O estilo de aprendizagem predominante entre os alunos foi o Assimilador e, entre os professores, foi o Convergente. Logo, constatou-se um alinhamento entre os estilos de aprendizagem dos professores e seus métodos de ensino, visto que os mais utilizados pelos docentes são aula expositiva e resolução de exercícios. No entanto, há uma incompatibilidade entre o modo de aprender dos alunos e o de ensinar dos professores, o que pode resultar em prejuízos ao processo de ensino e de aprendizagem na forma de desempenho insatisfatório.

Contribuições: Os resultados podem ser úteis aos docentes dos cursos de Ciências Contábeis, no intuito de evidenciar a necessidade do conhecimento dos estilos de aprendizagem dos alunos para, a partir deles, inserir estratégias de ensino que contemplem os estilos existentes em sala de aula.

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Biografia do Autor

Maervelym Pâmella de Andrade Simões

Graduada em Ciências Contábeis - UFCG

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Simões, M. P. de A., Melo, L. S. A. de, Batista, F. F., & Cirne, G. M. P. (2018). Análise Relacional entre Estilos de Aprendizagem e Métodos de Ensino em um Curso de Ciências Contábeis. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 6(3), 75–95. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2018v6n3.37337

Edição

Seção

Seção Nacional