Decisões Sob Risco À Luz da Teoria dos Prospectos Com Alunos de Diferentes Formações Acadêmicas Em Uma IES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n2.55958

Resumo

Objetivo: Verificar se o comportamento do tomador de decisão diante de risco se diferencia conforme a sua formação profissional.

Fundamento: As finanças comportamentais consideram que os indivíduos nem sempre agem de forma racional, devido vieses cognitivos capazes de levar à erros ou desvios sistemáticos, afetando o processo de tomada de decisão financeira e que a formação, renda e sexo podem influenciar os comportamentos.

Método: Utilizou-se do instrumento desenvolvido por Kahneman e Tversky (1979) em estudantes do último ano dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Serviço Social e comparou as escolhas feitas pelos indivíduos com auxílio dos testes não paramétricos de Qui-Quadrado e U de Mann-Whitney.

Resultados: Observou-se que estudantes da área de finanças tomam decisões de forma semelhante a estudantes da área de Não-Finanças e que os dois grupos possuem aversão ao risco e preferem ganhos menores certos ou prováveis em detrimento de um ganho maior que pode ou não se efetivar, ao contrário da preferência para o campo das perdas em que passam a ser tomadores de risco visando minimizar as perdas. Pôde-se perceber ainda que a aversão ao risco no campo dos ganhos e a disposição ao risco no campo das perdas não são simétricas, e que a predisposição à assumir perdas estaria associada à diferença material entre probabilidades ou entre o valor das perdas.

Contribuições: Os resultados fornecem feedback para os professores possibilitando traçar estratégias de ensino que desenvolvam competências e habilidades direcionadas à tomada de decisão de forma racional, minimizando vieses cognitivos.

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Biografia do Autor

Luana Mendes Pedrosa, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Campina Grande

Fabiano Ferreira Batista, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Ciências Contábeis (UFPB), Professor na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP).

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Publicado

2022-12-24

Como Citar

Mendes Pedrosa, L., & Batista, F. F. (2022). Decisões Sob Risco À Luz da Teoria dos Prospectos Com Alunos de Diferentes Formações Acadêmicas Em Uma IES. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 10(2), 83–101. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n2.55958

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