Deficiências dos Controles Internos das Empresas Listadas na[B3]

  • Isabella Mariana de Oliveira Lopes PUC Minas
  • Vagner Antônio Marques Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0001-7210-4552
  • Luiz Cláudio Louzada Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Deficiências dos Controles Internos, Estrutura de Governança, Auditoria.

Resumo

Objetivo: O presente estudo identificou os tipos de deficiências de controles internos reportados pelas empresas participantes da carteira teórica do IBOVESPA.

Método: A pesquisa de natureza descritiva, documental e com abordagem quali-quanti analisou dados referentes ao período de 2010-2015 de 32 empresas listadas na [B]³. Os dados foram coletados nos Formulários de Referência disponíveis no sítio eletrônico da CVM, sendo aplicado análise de conteúdo, estatística descritiva e o Teste Kruskal-Wallis para diferenças entre os grupos. As categorias utilizadas foram as mesmas de Ge & McVay (2005) de modo a possibilitar a comparabilidade entre as pesquisas.

Resultado: Os resultados evidenciaram que 87% das deficiências reportadas com informações suficientes para categorizá-las referiram-se a: (i) Treinamento – 23%, (ii) Falhas Tecnológicas – 20%, (iii) Falhas em Subsidiárias – 17%, (iv) Contas Específicas – 15% e (v) Segregação de Funções – 12%. Além disso, das 270 deficiências reportadas, 132 não apresentaram detalhamentos suficientes para identificá-las, o que sugere necessidade de maior intervenção por parte dos reguladores.

Contribuições: O estudo contribui com a literatura sobre o tema, analistas e reguladores na medida em que apresenta um panorama das deficiências dos controles internos reportadas pelas empresas com maior volume de negociações em bolsa na [B]³.

Biografia do Autor

Isabella Mariana de Oliveira Lopes, PUC Minas
Bacharel em Ciências Contábeis
Vagner Antônio Marques, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Administração (Finanças) pela UFMG

Professor do PPGCon/UFES

Luiz Cláudio Louzada, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Administração (Finanças) pela UFMG

 Professor do PPGCon/UFES
Publicado
2019-09-02
Como Citar
Lopes, I. M. de O., Marques, V. A., & Louzada, L. C. (2019). Deficiências dos Controles Internos das Empresas Listadas na[B3]. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 7(3), 105-126. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n3.41207
Seção
Seção Nacional