Jeitinho Brasileiro, Corrupção e Contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n2.48165Resumo
Objetivo: Neste ensaio pretendemos apresentar uma discussão acerca da relação entre corrupção em contabilidade e o “jeitinho brasileiro”, e suas implicações.
Fundamento: Assim, iniciaremos nossa discussão conceituando “cultura”. Em seguida visamos sustentar que cultura influencia os pensamentos e ações das pessoas criadas nessa cultura. Neste sentido, discutimos sobre o traço marcante que conhecemos como o “jeitinho brasileiro” e como esse jeitinho torna os indivíduos mais tolerantes a atitudes criminosas, como a corrupção.
Método: Ensaio teórico.
Resultados: Nossa tese é que o jeitinho brasileiro exerce influência na corrupção nos negócios e na contabilidade.
Contribuições: Entendemos que pesquisas futuras podem focar, por exemplo, em: (i) como os sistemas de controle gerencial são influenciados pela percepção dos gestores sobre o “jeitinho brasileiro”; (ii) analisar como os sistemas de controle gerencial são estruturados/modificados aos aspectos do “jeitinho brasileiro”; (iii) analisar como o jeitinho brasileiro é suprimido ou potencializado para ser utilizado a favor do negócio; e (iv) averiguar a dissonância cognitiva e identificar contradições e conflitos de identidade e a utilização do “jeitinho brasileiro” como esquiva a estas incoerências cotidianas no contexto organizacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.