Análise Comparativa das Competências e Habilidades Estabelecidas nas International Education Standards com os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Contabilidade à Luz da Teoria Institucional
Resumo
Objetivo: Comparar o perfil profissional recomendado pelo IAESB, constante nas IES 02 - Competência Técnica e IES 03 -Habilidade Profissional, com o perfil do profissional do egresso das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Sudeste.
Fundamento: O artigo utiliza a Teoria Institucional como base teórica para a análise comparativa entre as competências e habilidades preconizadas nas IES e as contidas nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs).
Método: Utilizando a análise de conteúdo foram analisados 13 PPCs de Instituições de Ensino Superior Federais, da região sudeste, que ofertam o curso de Ciências Contábeis.
Resultados: As baixas aderências dos PPCs às normas IES revelam que as instituições de ensino ainda não estão integradas no processo de globalização da formação do profissional contábil. Quando avaliada a adesão às assertivas sugeridas pelas normas, percebe-se a forte influência de outras instituições, como o Governo e o CFC, no processo de elaboração dos PPCs, demonstrando a existência de isomorfismo coercitivo. O estudo revela que competências importantíssimas no ambiente empresarial, como governança e gerenciamento de risco, e, finanças e gestão financeira, não estão abordadas nos PPCs atuais, o que indica a necessidade de revisão desses projetos.
Contribuições: Os resultados obtidos contribuem para discussões sobre educação contábil, incluindo a discussão futura sobre a pertinência ou não da adoção de normas educacionais internacionais em um País com tantas particularidades como o Brasil.
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