Relação Entre Capacitação Profissional do Gestor e Desempenho de Fundos de Investimento em Ações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2023v11n1.62437

Resumo

Objetivo: analisar se o desempenho dos fundos de investimentos em ações no Brasil é influenciado pelas características do gestor ligadas à capacitação profissional.

Fundamento: evidências empíricas de estudos anteriores têm demonstrado que algumas características particulares dos gestores, como, anos de experiência, nível educacional, idade, certificação profissional e outras, têm impacto no desempenho deles.

Método: analisou-se uma amostra de 130 fundos de ações livres, no período de janeiro de 2012 a janeiro de 2018. A metodologia consistiu na análise de três medidas de desempenho (alfa de Jensen pelo modelo CAPM, alfa de Jensen pelo modelo de Carhart (1997) e índice de Sharpe, corrigido pelo procedimento de Israelsen (2005)) em relação a características dos gestores relacionadas a capacitação profissional. As estimações foram realizadas com base na utilização de dados em painel.

Resultados: constata-se que gestores mais jovens e aqueles que estão há um menor tempo na gestão de determinado fundo são aqueles que estão sendo capazes de entregar melhor desempenho.

Contribuições: Esta pesquisa contribui para o enriquecimento da literatura sobre análise do desempenho de fundos de investimentos no Brasil, na medida em que mostra que além das características dos fundos, é relevante olhar para as características dos gestores quando da análise dos fundos que são capazes de gerar melhor desempenho ao cotista.

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Biografia do Autor

Sabrina Espinele da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Administração/Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – CEPEAD/UFMG; Bacharela em Controladoria & Finanças pela UFMG 

Robert Aldo Iquiapaza Coaguila, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Administração; Professor associado do CEPEAD/FACE/UFMG

Marcos Vinicius Lopes Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei (DTECH/UFSJ)

Doutor em Administração pelo CEPEAD/UFMG
Professor adjunto na Universidade Federal de São João del-Rei (DTECH/UFSJ)

Carolina Magda da Silva Roma, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Administração pelo CEPEAD/UFMG; Professora adjunta do ICEAC/FURG

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Publicado

2023-08-16

Como Citar

da Silva, S. E., Aldo Iquiapaza, R., Vinicius Lopes Pereira, M., & Magda da Silva Roma, C. . (2023). Relação Entre Capacitação Profissional do Gestor e Desempenho de Fundos de Investimento em Ações. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 11(1), 102–119. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2023v11n1.62437

Edição

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Seção Nacional