Relação Entre Capacitação Profissional do Gestor e Desempenho de Fundos de Investimento em Ações
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2023v11n1.62437Resumo
Objetivo: analisar se o desempenho dos fundos de investimentos em ações no Brasil é influenciado pelas características do gestor ligadas à capacitação profissional.
Fundamento: evidências empíricas de estudos anteriores têm demonstrado que algumas características particulares dos gestores, como, anos de experiência, nível educacional, idade, certificação profissional e outras, têm impacto no desempenho deles.
Método: analisou-se uma amostra de 130 fundos de ações livres, no período de janeiro de 2012 a janeiro de 2018. A metodologia consistiu na análise de três medidas de desempenho (alfa de Jensen pelo modelo CAPM, alfa de Jensen pelo modelo de Carhart (1997) e índice de Sharpe, corrigido pelo procedimento de Israelsen (2005)) em relação a características dos gestores relacionadas a capacitação profissional. As estimações foram realizadas com base na utilização de dados em painel.
Resultados: constata-se que gestores mais jovens e aqueles que estão há um menor tempo na gestão de determinado fundo são aqueles que estão sendo capazes de entregar melhor desempenho.
Contribuições: Esta pesquisa contribui para o enriquecimento da literatura sobre análise do desempenho de fundos de investimentos no Brasil, na medida em que mostra que além das características dos fundos, é relevante olhar para as características dos gestores quando da análise dos fundos que são capazes de gerar melhor desempenho ao cotista.
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