Satisfação dos Usuários com os Serviços Públicos Odontológicos: uma análise dos instrumentos para coleta de dados
Palavras-chave:
Satisfação do Paciente/Qualidade de Vida/Sistema Único de SaúdeResumo
Introdução: Análises de satisfação são importantes para o gestor e escolha do instrumento implica em selecionar diferentes níveis de coerência interna e de relação com o contexto. Objetivo: Identificar e descrever entre instrumentos disponíveis sobre satisfação do usuário, na literatura, formatos, modo e local de aplicação, nível de atenção avaliado, aspectos sócio-demográficos do usuário e composição interna do instrumento. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e analítico sobre o desenho metodológico e o instrumento usado em artigos que avaliam a satisfação do usuário de serviços de saúde bucal. Elegeu-se como fonte a biblioteca eletrônica SciELO. Utilizou-se os descritores “Serviços de Saúde Bucal”, “Satisfação do Paciente” e “Qualidade de Vida”, selecionando-se como opção de resultados artigos científicos nacionais publicados no período de 2006 a 2017. Resultados: Houve uma predileção, por parte dos autores, pela utilização de questionários, que possuíam questões objetivas. O instrumento que abrangia mais dimensões relacionadas à satisfação (biossegurança, relação de confiança profissional/paciente, acolhimento, custo-benefício) foi o QASSaB (Questionário de Avaliação da Satisfação com os Serviços Públicos de Saúde Bucal). Fatores como: “medo” de ser fiel nas respostas; estar satisfeito pelo fato de considerar um benefício, não foram levados em consideração nestas pesquisas. Conclusão: O número de artigos encontrados não foi expressivo. Eles abrangeram diversos níveis da atenção em Saúde Bucal, com destaque para a Atenção Básica. São usados diversos instrumentos, todos com abordagem parcial e com pequena atenção ao contexto. Com destaque para o QASSaB que cobre o maior número de dimensões.Downloads
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Publicado
2018-10-31
Edição
Seção
Pesquisa