A Importância do contencioso do algodão: Brasil versus Estados Unidos para o projeto brasileiro de inserção internacional durante o governo Lula (2003-2010)

Autores

  • Fernanda Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marina Souto de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2019v6n12.41560

Resumo

O presente trabalho é um estudo sobre a importância do contencioso sobre o comércio internacional de algodão entre Brasil e Estados Unidos para o projeto brasileiro de inserção internacional, tendo como referencial a política externa praticada pelo Governo Lula (2003-2010). Mais especificamente, busca compreender como a execução das diretrizes de política externa traçadas no período culminaram no destaque brasileiro no cenário internacional, processo que ficou evidente na sua posição como uma liderança frente à cooperação Sul-Sul, e também os determinantes do sucesso do país em negociar acordos comerciais favoráveis a seus interesses agrícolas na Organização Mundial do Comércio através do ganho de maior poder de barganha em meio às discussões relativas ao contencioso em questão. Dessa forma, o Brasil se pautou como uma importante economia em ascensão e ator de destaque para vocalizar as demandas e agendas do mundo em desenvolvimento no que tange às questões políticas e comerciais no cenário global. A análise pretendida será realizada através de uma contextualização sobre  a construção de política externa brasileira durante o começo da década de 2000, seguido da apresentação do contencioso do algodão e, por fim, a análise crítica da forma como as negociações do contencioso refletiram em maior projeção internacional para o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista do programa Pronoturno REI de pesquisa, monitoria e extensão.

Referências

ALMEIDA, P. O Bric e a Substituição de Hegemonias: um exercício analítico (perspectiva histórico-diplomática sobre a emergência de um novo cenário global). Em: O Brasil e os Demais BRICS Comércio e Política. Comissão Econômica para América Latina e Caribe, 2010.

ALMEIDA, P. Uma Política Externa Engajada: a Diplomacia do Governo Lula. Revista Brasileira de Política Internacional, Vol. 47, n. 1, Brasília Janeiro/Junho 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PRODUTORES DE ALGODÃO. Cadeia produtiva do Algodão Brasileiro: Desafios e Estratégias. Biênio 2011/2012. Disponível em: em <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Algodao/AlgodaoAgriculturaFamiliar_2ed/importancia.html>. Acesso em 30 de março de 2018.

ANDRADE, L. M. O Contencioso do Algodão: o Desafio da Implementação. Em: O Sistema de Solução de Controvérsias da OMC: Uma perspectiva brasileira. Brasília: FUNAG, 2013.

BARRAL, Welber, PIMENTEL, Luiz Otávio (organizadores). Comércio Internacional e Desenvolvimento. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006.

BRASIL, Ministério das Relações Exteriores, Nota 201. 2014 Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/notas-a-imprensa/5825-encerramento-do-contencioso-entre-brasil-e-estados-unidos-sobre-o-algodao-na-omc-ds267> Acesso em 28 de março de 2018.

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores, Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio. Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/694-a-rodada-de-doha-da-omc> Acesso em 22 de abril de 2018.

BRUNO; AZEVEDO; MASSUQUETTI. Os Contenciosos Comerciais e os Principais Casos de Retaliação do Brasil à Prática de Subsídios Agrícolas na Organização Mundial de Comércio. Ciência Rural, Vol. 44, n. 1, Janeiro 2014.

CAI, P. Think big and ignore the law: US corn and ethanol subsidies and WTO law. Georgetown Journal of International Law, vol. 40, 2009.

FONSECA JR.,G. A Legitimidade e Outras Questões Internacionais. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Censo Agropecuário de 2006, Segunda Apuração. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv61914.pdf> Acesso em 10 de junho de 2018.

KOURI, Jeoffre. Cultivo do algodão herbáceo na agricultura Familiar. Setembro 2006.

LESSA, M. Governo Lula e Rodada Doha: a Aposta Valeu a Pena? Revista Neiba: Cadernos Argentina- Brasil, Dossiê: Simpo RI, Vol, 5, 2016.

LIMA, M. R. S. Brasil e os pólos emergentes do poder mundial: Rússia, Índia, China e África do Sul. In: BAUMANN, Renato (org.). O Brasil e os demais BRICS: comércio e política. CEPAL/IPEA: Brasília, 2010.

LIMA, T. O Contencioso do Algodão: Cenários para Mudança na Política de Subsídios dos EUA. Revista Brasileira de Política Internacional. Vol 49 no.1 Brasília: Janeiro/Junho 2006.

LIMA, T., Desafios internacionais à política agrícola dos Estados Unidos: O contencioso do algodão e o CAFTA-DR. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (Unesp, Unicamp, Puc-SP), 2008.

MARIANO, M.; JÚNIOR, H., ALMEIDA, R. O Brasil na OMC: as Lições do Contencioso do Algodão e da Participação no G-20. III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), São Paulo, 2011.

MESQUITA, P.E. O Papel Central do Setor Privado na Atuação do Brasil no Sistema de Solução de Controvérsias da OMC. Em: O Sistema de Solução de Controvérsias da OMC: Uma perspectiva brasileira. Brasília: FUNAG, 2013.

OLIVEIRA, M. Multilateralismo, Democracia e Política Externa no Brasil: Contenciosos das Patentes e do Algodão na Organização Mundial do Comércio. Contexto Internacional. Rio de Janeiro, Vol. 29 n. 1, Janeiro/Junho 2007.

PAIVA, A., A Contenda Sobre o Algodão Entre o Brasil e os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio: Considerações Acerca de seus Efeitos para a Inserção do Brasil no Mundo. Universidade Estadual da Paraíba. Programa de Mestrado em Relações Internacionais, 2013.

SANTOS, R. F.; CERQUEIRA, M. R; Cooperação Sul-Sul: experiências brasileiras na América do Sul e na África. História, Ciências, Saúde - Manguinhos. Rio de Janeiro, Vol. 22, No. 1, Janeiro-Março, 2015.

SCHIMANANSKI, S. O contencioso sobre os subsídios ao algodão entre Brasil e Estados Unidos na Organização Mundo do Comércio (2002-2005). Dissertação de Mestrado. UFRGS, Porto Alegre, 2006.

SILVA, C. Política e Comércio Exterior. Em: LAMOUNIER, B., FIGUEIREDO, R. A Era FHC: um balanço. São Paulo: Cultura, 2002.

TEIXEIRA, R. S.; JÚNIOR, C. L. P. O Mecanismo de Solução de Controvérsias da OMC. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007.

TOLLINI, H. O Contencioso do Algodão: a experiência pelo olhar do setor. PONTES, Vol 4, no.5, 2008.

WORLD TRADE ORGANIZATION, Acordo sobre Subsídios e Medidas Compensatórias, 1994.

WORLD TRADE ORGANIZATION, Dispute Settlement, s.d. Disponível em: <https://www.wto.org/english/tratop_e/dispu_e/dispu_e.htm> Acesso em 31 de março de 2018.

WORLD TRADE ORGANIZATION, DS267: United States - Subsidies on Upland Cotton. 2014. Disponível em: <https://www.wto.org/english/tratop_e/dispu_e/cases_e/ds267_e.htm> Acesso em 28 de março de 2018.

Downloads

Publicado

16.09.2019

Como Citar

Guimarães, F., & Souto de Oliveira, M. . (2019). A Importância do contencioso do algodão: Brasil versus Estados Unidos para o projeto brasileiro de inserção internacional durante o governo Lula (2003-2010). Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 6(12), 1–27. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2019v6n12.41560

Edição

Seção

Artigos