"Rastreando os perseguidores"
O abuso do uso da informação por meio da Inteligência Artificial (IA) e os seus impactos nas relações internacionais
Resumo
A inteligência artificial tem se tornado um mecanismo cada vez mais presente na vida dos cidadãos e, consequentemente, nas relações internacionais. Este artigo busca discutir a implicação política do uso de métodos de Inteligência Artificial (IA) nos regimes democráticos. Isso será feito a partir do estudo do caso Cambridge Analytica (CA), ocorrido em 2016, um episódio significativo para se entender a interferência das novas tecnologias em processos eleitorais. Ademais, conceitua-se e discute-se os termos inteligência artificial e democracia, bem como dois conceitos-chaves para a realização desta pesquisa, juntamente da apresentação de outros conceitos como big data, machine learning e algoritmos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-02-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).