A "província rebelde"
Um panorama sob a liderança de Tsai Ing-Wen (2016-2020)
Resumo
Tendo em vista o intuito de agregar ao estudo moderno sobre a geopolítica das nações asiáticas, pesquisa-se sobre a geopolítica da República da China no século XXI, a fim de responder como se desdobrou a geopolítica taiwanesa durante o governo de Tsai Ing-wen. Para tanto, é necessário compreender a atuação geopolítica de Taiwan de 2016 a 2020, bem como para tal, pautou-se um panorama do país e do governo de Tsai, assim como aprofundou-se nas vias relacionais com as nações aliadas e com as ameaças. Realiza-se, então, uma pesquisa baseada em fontes secundárias e pesquisas qualitativas e quantitativas, influenciada por autores referência como Mackinder, Mahan, Douhet, Alves Rosa, Tosta e Teixeira Júnior. Conclui-se então, que Taiwan reside na complexa configuração geopolítica do leste asiático e que o país sob a condução da atual presidente Tsai, promoveu uma equilibrada gestão de crises, alargando a estrada taiwanesa rumo à participação ativa e reconhecimento da comunidade internacional, portanto, tornando-se um país oriental democrático exemplo no sistema internacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).