Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O trabalho adequa-se ao item "Foco e Escopo" da Revista.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto está diagramado segundo as "Normas para Submissão" e o respectivo template da natureza da submissão (arquivo em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF).
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O trabalho decorrente de pesquisa com seres humanos precisa ter aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sendo que o número do parecer deve ser mencionado em nota de rodapé na versão final. Artigos internacionais devem adotar os protocolos de ética em pesquisa em vigência em seu país.
  • O(s) autor(es) é(são) responsável(eis) pela autorização de uso das imagens inseridas nos textos, inclusive judicialmente.
  • A revisão ortográfica é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) do artigo. Assim, se o trabalho for aprovado para publicação, a versão final deve apresentar, na última página, o nome e o e-mail do revisor.
  • A autoria no arquivo da submissão foi removida para preservar a avaliação pelos pares às cegas.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

SEÇÕES

A Revista RILAER estrutura-se em sete seções:

  1. Artigos: trabalhos acadêmicos que apresentam resultados de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico.
  2. Ensaios: textos literários que desenvolvem ideias, críticas e reflexões científicas a respeito de certo tema previsto no foco e escopo da Revista.
  3. Resenhas: análise crítica de obras e eventos científicos relevantes para área de Ensino Religioso e Ciências da Religião publicadas e/ou realizadas nos últimos três anos.
  4. Relatos de Experiências: narrativa de práticas pedagógicas efetivadas tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior nas áreas de Ensino Religioso e Ciências da Religião.
  5. Entrevistas: transcrição de entrevistas com pesquisadores que tenham relevância para a área de Ensino Religioso e Ciências da Religião.
  6. Resumos de teses e dissertações nas áreas de Ensino Religioso e Ciências da Religião.
  7. Documentação: espaço para a publicação de diversos tipos de registros documentais de valor histórico, como relatórios de pesquisa, manuscritos, atas, cartas significativas de personalidades ou instituições, textos raros e/ou publicados em jornais, folhetos, cartilhas, periódicos ou outros meios, impressos e esgotados, que tiveram acessibilidade limitada, em razão do tempo, local ou meio de divulgação.

NORMAS PARA SUBMISSÃO

  1. O trabalho submetido deve ser original e inédito. Não deve estar em processo de avaliação em outro periódico. Os textos, antes de serem encaminhados para avaliação, serão verificados por sistema de antiplágio.
  2. O trabalho deve estar adequado ao item Foco e Escopo da Revista.
  3. A Revista aceita trabalhos compostos por até quatro autores, tendo obrigatoriamente ao menos um(a) autor(a) doutor(a). Por se tratar de um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba, bem como do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso, privilegia-se a publicação e divulgação de pesquisadores(as) com titulação na área de Ciências da Religião e Ensino Religioso.
  4. O material deve ser adequado ao template e às normas respectivas à natureza do material, conforme disponíveis no link da submissão do material.
  5. Para garantir a avaliação pelos pares às cegas, o(s) autor(es) deve(m) omitir a identificação de autoria no texto e no arquivo. Entretanto, recomenda-se o preenchimento das informações pessoais no perfil do sistema. Se o material for aprovado, a revista utilizará as informações do sistema para a apresentação do(s) autor(res) em nota de rodapé no material publicado. Espera-se as informações: formação acadêmica, maior titulação, filiação profissional atual, e-mail e indicação para o currículo Lattes (pesquisadores que atuam no Brasil).
  6. O trabalho decorrente de pesquisa com seres humanos precisa ter aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sendo que o número do parecer deve ser mencionado em nota de rodapé na versão final. Artigos internacionais devem adotar os protocolos de ética em pesquisa em vigência em seu país.
  7. O(s) autor(es) é(são) responsável(eis) pela autorização de uso das imagens inseridas nos textos, inclusive judicialmente.
  8. A revisão ortográfica é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) do artigo. Assim, se o trabalho for aprovado para publicação, a versão final deve apresentar, na última página, o nome e o e-mail do revisor.

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE PELO CONTEÚDO

  1. O teor dos manuscritos submetidos é de integral e exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente as ideias, opiniões e/ou conceitos dos editores da Revista.
  2. A veracidade das informações, autoria (lista e ordem), a exatidão, adequação, procedência e validade das citações são de responsabilidade integral e exclusiva dos autores.
  3. Os autores responderão civil e criminalmente por qualquer reclamação quanto ao conteúdo e/ou desrespeito às políticas de privacidade e publicação da Revista.

FLUXO EDITORIAL
O processo de submissão à RILAER obedece ao seguinte fluxo:

  1. Cadastro no sistema e preenchimento dos dados solicitados. É obrigatório a inserção do número do ORCID (obtido por meio de registro no site https://orcid.org/).
  2. Submissão do trabalho em consonância com o template da respectiva seção.
  3. Avaliação Preliminar realizada pelos editores que analisam se o trabalho submetido atende ao foco e escopo da Revista e as normas do template. Em caso negativo, será devolvido para ajustes e nova submissão. Os manuscritos que atenderem às condições serão encaminhados para a avaliação do Comitê Científico.
  4. Avaliação do Comitê Científico (avaliação duplo cego - double blind review). O manuscrito será encaminhado a, no mínimo, dois pareceristas membros do Conselho Editorial e/ou convidados ad hoc. O parecer é descritivo e, havendo decisões divergentes, o trabalho será enviado a um terceiro avaliador.
  5. Emissão de Pareceres em quatro modalidades:
    a) Publicar o artigo da forma como foi apresentado;
    b) Publicar o artigo após cumpridas pequenas revisões;
    c) Publicar o artigo após revisão substancial;
    d) Rejeitar a publicação do artigo.
  6. Comunicação do Resultado da Avaliação. O Comitê informará a decisão editorial em conformidade com os pareceres. Quando solicitadas revisões, o manuscrito é devolvido aos autores para que seja modificado conforme solicitação dos avaliadores. A versão final deverá apresentar, na última página, o nome e o e-mail do revisor textual.
  7. Editoração e publicação.

Resumo de tese e dissertação em Ensino Religioso e Ciências da Religião

Download do template:

https://docs.google.com/document/d/1QdMJe2hVzf6rNqCZ9KV_QYF5abo5swWB/edit?usp=share_link&ouid=112098017966167451451&rtpof=true&sd=true

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