Terra e conflitos na América Latina redemocratizada
Palavras-chave:
Recursos naturais, terra, conflitos agrários, América LatinaResumo
A discussão da literatura sobre a relação entre a terra e conflito violento não foi promovida adequadamente pelos grupos de Toronto, Bern-Zurique e Oslo, que discutem, dentre outras questões, as motivações que geram tais beligerâncias. No entanto, a terra, motivo de desejo e disputa de muitos que compõe a base da população rural, têm consequências dramáticas, inclusive causando conflitos violentos, o que não é tratado pela academia. Países não desenvolvidos e em desenvolvimento, como os da América Latina, possuem uma das distribuições de terra mais desiguais do planeta. O paper busca, via análise quantitativa e estudos de caso de países selecionados, verificar semelhanças e diferenças entre os Estados da região, considerando a distribuição desigual de terra, a produção de energia ao invés de alimentos, e as aquisições de grandes extensões de terra por conglomerados internacionais. O período estudado considera o retorno à democracia destes países e a incompatibilidade do aumento de conflitos violentos no campo com a democracia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).