Degradação da Paz no Norte do Brasil
O conflito entre Primeiro Comando da Capital (PCC) e Família do Norte (FDN)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2019v4n2.48617Resumo
O presente trabalho visa compreender a disseminação da violência na região Norte do Brasil, fruto do conflito entre a organização criminosa Família do Norte e seu aliado, o Comando Vermelho (CV), contra o Primeiro Comando da Capital (PCC). A luta se insere na busca do domínio de uma rota internacional de drogas, a Rota do Solimões. O período de análise do conflito se deu entre outubro de 2016 e maio de 2019, início e a ápice desse conflito. A metodologia se baseou na análise qualitativa de um estudo de caso único referenciado pelo conceito de Atores Não-Estatais Violentos. Buscou-se aqui entender como a luta entre organizações criminosas impacta na paz no Norte do país e, para tal análise, baseou-se em entrevistas e fontes de mídia nacionais e internacionais, selecionadas segundo a técnica metodológica apropriada para este fim. Como conclusão, nota-se que a região sofreu com a ruptura do CV e do PCC, o que proporcionou um aumento na violência no Norte pela disputa da rota de tráfico. As diversas instâncias que representam o Estado se mostraram ineficazes em reverter o quadro de violência, além de serem inefetivas no esforço de desmantelar o crime organizado do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).