Percepção da comunidade acadêmica de uma instituição de ensino técnico e tecnológico sobre a Política pública de enfrentamento à violência contra a mulher

  • Lady Day Pereira de Souza Instituto Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0003-1709-8609
  • Caroline Alves Dias Instituto Federal de Rondônia
  • Gonçala Paulicelia de Lima da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Palavras-chave: Violência contra a mulher, Desenvolvimento sustentável, Políticas Públicas

Resumo

No cenário atual, muito se tem divulgado e debatido sobre a política pública de enfrentamento à violência contra a mulher em diversos ambientes na sociedade, especialmente, dentro das instituições de ensino técnico e superior. Portanto, o artigo tem como objetivo conhecer a percepção da comunidade acadêmica sobre as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, no âmbito de uma instituição de ensino técnico e tecnológico em Rondônia. A fundamentação teórica é baseada em conceitos de desenvolvimento sustentável e políticas públicas de gênero relacionadas ao enfrentamento à violência contra mulher. Para tanto, foi aplicado questionário elaborado na ferramenta digital Google forms, sendo enviada a comunidade acadêmica de forma aleatória para verificar a percepção e conhecimento sobre as políticas públicas de enfrentamento da violência contra a mulher. Os resultados indicaram que 75% dos respondentes conhecem acerca da Lei Maria Penha, no entanto, sabem pouco sobre ela, dos quais 65% acreditam que ela protege pouco. Ainda, 85% afirmou que a violência contra a mulher altera a dinâmica no desenvolvimento social e regional, sendo que 88% percebem que no município de Porto Velho decorrem muitos casos de violência contra a mulher. Diante dos resultados da pesquisa, constatou-se que as percepções sobre o conhecimento de detalhes da política de enfrentamento da violência contra a mulher são parcas, enquanto a percepção sobre a presença da violência contra mulher no cotidiano é manifesta. Assim, recomenda-se a promoção de ações mais eficazes e que alcancem a sociedade em geral, partindo da intensificação dos debate dentro das comunidades acadêmicas.

Biografia do Autor

Caroline Alves Dias, Instituto Federal de Rondônia

Possui graduação em Administração pela Universidade Luterana do Brasil (2012). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais. Cursando Gestão Pública no Instituto Federal de Rondônia

Publicado
2020-04-01