Percepção da comunidade acadêmica de uma instituição de ensino técnico e tecnológico sobre a Política pública de enfrentamento à violência contra a mulher
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n1.48791Palavras-chave:
Violência contra a mulher, Desenvolvimento sustentável, Políticas PúblicasResumo
No cenário atual, muito se tem divulgado e debatido sobre a política pública de enfrentamento à violência contra a mulher em diversos ambientes na sociedade, especialmente, dentro das instituições de ensino técnico e superior. Portanto, o artigo tem como objetivo conhecer a percepção da comunidade acadêmica sobre as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, no âmbito de uma instituição de ensino técnico e tecnológico em Rondônia. A fundamentação teórica é baseada em conceitos de desenvolvimento sustentável e políticas públicas de gênero relacionadas ao enfrentamento à violência contra mulher. Para tanto, foi aplicado questionário elaborado na ferramenta digital Google forms, sendo enviada a comunidade acadêmica de forma aleatória para verificar a percepção e conhecimento sobre as políticas públicas de enfrentamento da violência contra a mulher. Os resultados indicaram que 75% dos respondentes conhecem acerca da Lei Maria Penha, no entanto, sabem pouco sobre ela, dos quais 65% acreditam que ela protege pouco. Ainda, 85% afirmou que a violência contra a mulher altera a dinâmica no desenvolvimento social e regional, sendo que 88% percebem que no município de Porto Velho decorrem muitos casos de violência contra a mulher. Diante dos resultados da pesquisa, constatou-se que as percepções sobre o conhecimento de detalhes da política de enfrentamento da violência contra a mulher são parcas, enquanto a percepção sobre a presença da violência contra mulher no cotidiano é manifesta. Assim, recomenda-se a promoção de ações mais eficazes e que alcancem a sociedade em geral, partindo da intensificação dos debate dentro das comunidades acadêmicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).