Escalando a Escada
A Indústria 4.0, o Estado Chinês e a Economia Política do Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n1.50626Palavras-chave:
Inovação Tecnológica, Economia Política, China, DesenvolvimentoResumo
Desde os anos finais da década de 1970, a República Popular da China (RPC) destaca-se na conjuntura internacional com taxas formidáveis de crescimento, em muitos anos com até dois dígitos. Em uma estratégia de desenvolvimento coordenada pelo Estado chinês, o investimento estrangeiro associado a empresas nacionais produziu, em pouco mais de três décadas, o maior PIB mundial em paridade do poder de compra, em 2014. A partir das perspectivas teóricas de Arrighi sobre a dinâmica da ascensão chinesa; de Mazzucato sobre o papel do Estado no investimento tecnológico; e de Chang sobre a regulação e intervenção estatais na promoção do desenvolvimento, é defendida a tese de que o Estado chinês possui papel crucial como motor e promotor do desenvolvimento econômico, tecnológico e dirigente da RPC no advento da Quarta Revolução Industrial – a chamada Indústria 4.0. Em uma conjuntura favorável em termos de acumulação sistêmica, a RPC projeta-se como grande potência no sistema internacional, com capacidade econômica e tecnológica de disputa de hegemonia como resultado de sua bem-sucedida estratégia de inserção internacional e de desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).