Urbanização de Favelas em Foco
Notas sobre o Processo de Implementação do Programa de Aceleração do Crescimento em João Pessoa/PB
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n2.52564Palavras-chave:
implementação de políticas públicas;urbanização de assentamentos precários;programa de aceleração do crescimento.Resumo
O presente artigo apresenta resultados da Pesquisa PAC-URBANIZAÇÃO DE ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS EM JOÃO PESSOA/PB: desenho, implementação e avaliação. Busca-se compreender o processo de implementação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na ação Urbanização de Assentamentos Precários (PAC-UAP). Para tanto, parte-se de um apanhado da literatura sobre implementação de políticas públicas e política habitacional para assentamentos precários, indispensável à compreensão dos elementos teóricos e empíricos que iluminam a compreensão da experiência do PAC-UAP em João Pessoa. Como procedimento metodológico, foi feita revisão bibliográfica, análise documental dos contratos celebrados pelo município no âmbito do PAC-UAP, entrevistas com agentes estatais e visitas de campo aos assentamentos. Admite-se como pressuposto que a experiência de implementação do PAC-UAP, particularmente em relação à longevidade dos projetos, reflete complexidade inerente tanto ao caráter multissetorial e integrado das ações de urbanização de assentamentos precários, quanto à dinâmica interativa estabelecida entre atores estatais e não estatais no contexo da implementação da política pública. Logo, o exame do PAC-UAP em João Pessoa/PB indica a existência de grandes dificuldades na conformação de soluções que respondam, articuladamente, à diversidade de atores (e seus interesses) e territórios (e suas especificidades), elementos essenciais em intervenções complexas, comumente requeridas nos assentamentos precários.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).