A agenda governamental local: o caso da política de turismo em Ouro Preto
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2021v6n3.59740Palavras-chave:
formação de agenda, mudança na política pública, turismo, município, Ouro PretoResumo
Este artigo busca analisar os fatores que influenciam mudanças relacionadas à política de turismo na agenda governamental local a partir de abordagens teóricas da área de políticas públicas que explicam esse processo. O estudo de caso único, Ouro Preto - Minas Gerais, foi importante para compreender em profundidade um tema ainda pouco explorado, mas que pode contribuir como referência para analisar um fenômeno que é global – o turismo. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com gestores públicos, lideranças locais e representantes de organizações privadas e da sociedade civil envolvidos com a atividade turística no município, e analisados por meio do método de análise de conteúdo. Os resultados mostram que mudanças políticas foram influenciadas por uma alternância entre duas ideias – a promoção do turismo como desenvolvimento econômico e a preservação do patrimônio – a partir da atuação de determinados atores que foram chave para construir consensos em torno dessas ideias colocadas como antagônicas e incompatíveis. Conclui-se que a forma como o turismo historicamente tem sido tratado na agenda governamental de Ouro Preto é influenciada pelo contexto político e pelas ideias que os atores políticos locais possuem sobre seus resultados no desenvolvimento da cidade.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernanda Cristina Silva, Catarina Ianni Segatto, Marco Antonio Carvalho Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).