Actitudes políticas hacia la descentralización
El rol de las ideas y los incentivos en el caso uruguayo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2021v6n3.61122Palavras-chave:
Descentralización – Uruguay – Actitudes políticasResumo
Uma das principais preocupações da literatura sobre descentralização é entender quais são as causas que levam os atores políticos a aprofundar os processos de descentralização. O objetivo deste artigo é contribuir nesta linha a partir da análise do caso uruguaio, buscando responder à seguinte questão: quais características das elites políticas permitem compreender suas preferências pelo aprofundamento da descentralização? O argumento é que essas preferências não dependem do partido político a que pertencem os atores, mas estão associadas ao nível de governo em que atuam. O estudo usa uma nova metodologia para estudos de descentralização, com base em uma pesquisa com 110 elites políticas de diferentes partidos e diferentes níveis de governo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Matías Ruiz Díaz Rodríguez, Martín Freigedo, Lucía Selios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).