Simulações em Relações Internacionais (SimulaRI)
um projeto de inovação pedagógica para uma simulação virtual
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2022v7n2.61171Palavras-chave:
Simulação, Organizações Internacionais, Relações Internacionais, Aprendizagem ativa, Projeto de Inovação PedagógicaResumo
As simulações e modelos são um poderoso instrumento educacional que permite ao estudante uma atividade prática diferente da tradicionalmente vivenciada na sala de aula, propiciando o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem, por meio de uma vivência mais abrangente dos objetos de estudo. Este artigo apresenta um projeto de ensino de inovação pedagógica que visa aplicar a atividade de simular dentro do curso de Relações Internacionais e suas disciplinas, treinar os monitores bolsistas e voluntários para a formatação de um modelo de simulação de Organizações Internações. Esse instrumento de aprendizagem ativa é estruturado por meio de ferramentas virtuais, devido à pandemia do Covid-19. A partir da avaliação e acompanhamento dos envolvidos no projeto por meio dos relatórios mensais, dos produtos do projeto (como os guias, manuais, estatutos e dos próprios eventos realizados) e o debriefing (questionário de avaliação), foram analisados os resultados em relação às contribuições do projeto para o aprimoramento da aprendizagem dos conceitos e teorias de Relações Internacionais e a construção de uma rede de colação entre ensino, pesquisa e extensão dentro do curso. As avaliações indicaram que o instrumento foi considerado altamente positivo pelos participantes, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, aumentando o engajamento com as atividades do curso e diminuindo as perspectivas de evasão.
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