O turismo acessível à luz do Direito Internacional e os desafios da realidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2023v8n1.62650Palavras-chave:
Turismo acessível; Organização Mundial do Turismo; Brasil.Resumo
Os direitos das pessoas com deficiência são uma preocupação do Direito Internacional através de tratados e recomendações das Organizações Internacionais. Dentre as preocupações encontra-se o turismo acessível, pois trata-se de atividade relacionada ao pleno desenvolvimento do ser humano. Assim, o presente trabalho apresentou as principais normas e recomendações internacionais relacionados ao tema, tendo destacado a atuação da Organização Mundial do Turismo e do Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Também discutiu os desafios existentes na realidade brasileira relacionados à implementação do turismo acessível, já que o Brasil além de ser signatários do tratados recebeu recomendações a respeito do tema. A fim de atingir tais objetivos foi feita revisão bibliográfica acerca da Convenção das Nações Unidas Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, bem como do papel da Organização Mundial do Turismo sobre a temática. Ademais, também foram feitas considerações acerca da acessibilidade no turismo brasileiro, tendo como parâmetro publicações especializadas. Concluiu-se que, apesar de iniciativas positivas, existem muitos desafios, pois o setor de turismo no Brasil envolve diversos serviços e atividades prestados pelos setores público e privado. De qualquer forma, o Estado brasileiro deve atuar para que as normas e recomendações internacionais sejam observadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Danilo Garnica Simini, Alice Assad Wassall
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).