Pilares e Conceitos: uma chave de leitura para entender decolonialidade e interseccionalidade de raça, classe e gênero no pensamento feminista latino-americano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2024v9n1.65198

Palavras-chave:

Feminismo Latino-Americano, Decolonialidade, Gênero, Interseccionalidade

Resumo

O presente trabalho pretende evidenciar algumas principais contribuições conceituais desenvolvidos pelo pensamento feminista latino-americano, a saber, os conceitos de decolonialidade e de interseccionalidade de raça, classe e gênero. Tais conceitos foram e continuam sendo fundamentais para a compreensão da perspectiva multiétnica da vertente feminista da América Latina. Para tal foi escolhida a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e de caráter exploratório. O resultado da pesquisa apontou que a anexação de um insumo teórico-metodológico que possa pensar e problematizar o contexto feminista da América Latina permite-nos construir novas formas de relação política a partir da heterogeneidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Religião e Relações Internacionais (NEP-GEREL/UNIPAMPA). Membro do Projeto de Pesquisa e Extensão Debates Pós-Coloniais e Decoloniais (UFRJ). Possui vasto interesse nas linhas de pesquisa em Estudos de Gênero, Teorias Feministas das Relações Internacionais, Estudos Decoloniais e Pós-Coloniais. 

Anna Carletti, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professora Associada no Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pampa e Docente no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba. Possui graduação em Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas - Università Degli Studi Di Roma La Sapienza (1996), Especialização em História da China e da Ásia Oriental - I.S.I.A.O de Roma. É Doutora em História pela UFRGS (2007), Pós-Doutora em Ciência Política pela mesma instituição (2011). Pesquisadora Associada do Instituto de Estudos Asiáticos da Universidade Federal de Pernambuco. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq "CEPRIR: Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião" tendo sida uma de suas fundadora. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Religião e Relações Internacionais (NEP-GERL) e do Grupo de Estudos sobre Índia e Ásia Oriental junto ao Curso de Relações Internacionais da Unipampa. Suas atuais áreas de pesquisa são: Igreja Católica e Relações Internacionais; Religião e Teorias Feministas de Relações Internacionais.

Downloads

Publicado

2024-08-23