A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O EFEITO DA INTERLOCUÇÃO DIALÓGICA NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2024v1n1.70180Palavras-chave:
Políticas Públicas, Interlocução dialógica, Extensão universitária, Gestão SocialResumo
A partir dos anos 2000 observamos - a partir do ponto de vista dos grupos sociais - as demandas pela construção de serviços públicos baseados na experiência do cidadão, como eixo significativo, central (demanda) no ciclo das políticas públicas. Ao inserirmos os sujeitos – público/alvo da ação no centro do processo, obtemos muito mais elementos para a análise em profundidade (Rodrigues, 2016), que por sua vez, tem o potencial de elaboração de políticas públicas mais efetivas. Assim, este artigo tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento epistemológico da formulação de políticas públicas baseadas nos sujeitos. Neste sentido, a pesquisa etnográfica em curso propõe realizar a cartografia de uma rede de extensão universitária presente no Programa “UFPB no seu Município”, por meio de análise documental, qualitativa e quantitativa a fim de identificar o impacto das ações de extensão no processo de formulação de políticas públicas nos municípios, visando a interlocução dialógica entre os setores da sociedade: Estado, mercado e sociedade civil.
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