A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O EFEITO DA INTERLOCUÇÃO DIALÓGICA NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2024v1n1.70180

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Interlocução dialógica, Extensão universitária, Gestão Social

Resumo

A partir dos anos 2000 observamos - a partir do ponto de vista dos grupos sociais - as demandas pela construção de serviços públicos baseados na experiência do cidadão, como eixo significativo, central (demanda) no ciclo das políticas públicas. Ao inserirmos os sujeitos – público/alvo da ação no centro do processo, obtemos muito mais elementos para a análise em profundidade (Rodrigues, 2016), que por sua vez, tem o potencial de elaboração de políticas públicas mais efetivas. Assim, este artigo tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento epistemológico da formulação de políticas públicas baseadas nos sujeitos. Neste sentido, a pesquisa etnográfica em curso propõe realizar a cartografia de uma rede de extensão universitária presente no Programa “UFPB no seu Município”, por meio de análise documental, qualitativa e quantitativa a fim de identificar o impacto das ações de extensão no processo de formulação de políticas públicas nos municípios, visando a interlocução dialógica entre os setores da sociedade: Estado, mercado e sociedade civil.

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Biografia do Autor

Emerson Lopes Barbosa, UFPB

Doutorando em Ciências Sociais na UFCG. Mestre em Antropologia Social na UFPB, Especialista em Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES e bacharel em Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB. Membro da Rede Educomunicadores do Nordeste (EDUCOMNE) e Sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEDUCOM). Pesquisador com interesses em Educomunicação, Midiologia, Ciberpolítica e Cibercultura. Atua como pesquisador no Núcleo de Extensão: Tecnologias, Educomunicação e Cibercultura para Inclusão Digital Cidadã (TEC-ID), é integrante do Grupo de Pesquisa no CNPq. "Comunicação, Tecnologias e Multimídias para a Educação" e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cibercultura, Comunicação, Educomunicação, Midiologia e Metaversos.

Alícia Ferreira Gonçalves, UFPB

Graduação em Ciências Sociais pela Unicamp. Mestre em Política Científica e Tecnológica - Departamento de Política Científica e Tecnológica - IG- Unicamp. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós Doutora em Antropologia Social por Ciesas/Sureste. Professora Associada IV na Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciências Sociais - Programa de Pós Graduação Em Antropologia (PPGA). Linhas de pesquisa: "Políticas Sociais e Desenvolvimento" e "Território, Identidade e Meio Ambiente". Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade Ambiente" (GIPCSA). Em 2017 coordenou a Escola de Altos Estudos: "Sociedade, Cultura e Ambiente" na UFPB com patrocínio da Capes: <https://escolaaltosestudos.wixsite.com/ufpb>https://orcid.org/0000-0001-7926-8998. Bolsista Produtividade em Pesquisa-2

Maria das Graças Alves Rodrigues, UFPB

Doutoranda em Ciências das Religiões - PPGCR, Mestre em Letras-área de concentração: Literatura e Cultura -PPGL/UFPB ;Especialista em Ensino e Aprendizagem mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, Licenciatura em Letras e em Ciências das Religiões-UFPB.

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Publicado

06.12.2024