IMPACTOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL NO AMBIENTE HOSPITALAR PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ADOECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2024v1n1.70780Palavras-chave:
Hospitalização, Pedagogia Hospitalar, Atividades lúdicasResumo
A Pedagogia Hospitalar surge como uma abordagem destinada a resgatar a educação de estudantes hospitalizados e a diminuir os impactos negativos por meio de atividades lúdicas de ensino que proporcionam momentos de alegria. Com isso, este artigo tem o objetivo de discutir como a Pedagogia Hospitalar desempenha na recuperação da saúde de crianças e adolescentes em situação de adoecimento. Os objetivos específicos incluem a caracterização do papel do pedagogo no ambiente hospitalar e como a pedagogia hospitalar pode contribuir para a educação desses educandos. A pesquisa é qualitativa e consiste em uma revisão bibliográfica que envolveu a consulta, coleta e análise de diversas fontes. Diante da pesquisa, o estudo revelou um crescente reconhecimento do ambiente hospitalar como um espaço pedagógico. Identificou-se também que a atuação do pedagogo nesse ambiente, juntamente com a implementação de atividades intencionais, possibilita a continuidade da escolarização e contribui para a melhora do estado de saúde.
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