IMPACTOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL NO AMBIENTE HOSPITALAR PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ADOECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2024v1n1.70780

Palavras-chave:

Hospitalização, Pedagogia Hospitalar, Atividades lúdicas

Resumo

A Pedagogia Hospitalar surge como uma abordagem destinada a resgatar a educação de estudantes hospitalizados e a diminuir os impactos negativos por meio de atividades lúdicas de ensino que proporcionam momentos de alegria. Com isso, este artigo tem o objetivo de discutir como a Pedagogia Hospitalar desempenha na recuperação da saúde de crianças e adolescentes em situação de adoecimento. Os objetivos específicos incluem a caracterização do papel do pedagogo no ambiente hospitalar e como a pedagogia hospitalar pode contribuir para a educação desses educandos. A pesquisa é qualitativa e consiste em uma revisão bibliográfica que envolveu a consulta, coleta e análise de diversas fontes. Diante da pesquisa, o estudo revelou um crescente reconhecimento do ambiente hospitalar como um espaço pedagógico. Identificou-se também que a atuação do pedagogo nesse ambiente, juntamente com a implementação de atividades intencionais, possibilita a continuidade da escolarização e contribui para a melhora do estado de saúde.

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Biografia do Autor

Myrella Gomes de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2023). Tem experiência na área de Educação e atualmente trabalha como Instrutora de Treinamento de um Call Center, visando a oferta de capacitação e preparação para as demais etapas da empresa. Atuou como bolsista no projeto ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE HOSPITALIZADO: TRABALHO ALTERNATIVO PARA O PEDAGOGO (2020 - 2022) e FORMAÇÃO E TREINAMENTO EM SERVIÇO PARA ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS, EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS DE APRENDIZAGEM VOLTADOS A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE ADOECIMENTO (2022 - 2024).

Janine Marta Coelho Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2000); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1992), Professora Titular, Classe E, UFPB. Fez pós-doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP com supervisão de Bernadete Angelina Gatti (2006). Graduada em Pedagogia.UFPb; Especialização em Psicopedagogia,Fac Sta Joana SP,Especialização em Psicomotricidade PUC Pe, Fonoaudiologia PUC PE,Especialização em Educação especial UFPE,,Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Docente (GEPEFD)/UFPB; atuando no Programa de Pós Graduação stricto sensu em Educação/Mestrado e Doutorado. Elaborouo projeto e implanou o curso de Graduação em Psicopedagogia,na UFPb, exercendo a função de coordenadora do curso até janeiro de 2010. Elaborou e coordena, desde 2001, o Projeto de Extensão Atendimento a criança hospitalizada; desde 2009, o projeto de Pesquisa PIBIC, a formação docente frente à diversidade: a escolarização dos ciganos como espaço de construção da cidadania desde 2009. Elaborou e coordena o projeto O direito a escolarização de crianças e adolescentes nomades do programa a Universidade em seu municipio. Desde 2016, coordena o projeto: a avaliação de situação de docentes doutores, CPA/Comissão Permanente de Avaliação/UFPB.Integra o Comité de Etica CCS UFPB.. Integra o Comitê Editorial da FURNE. É Consultora Ad Hoc da Editora Universitária. Consultora ad hoc do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Representante do DHP no Colegiado do Curso de Educação Artística - UFPB.Consultora parecerista da revista SODEBRAS. Consultora parecerista da Revista UNIMAT. Membro da Comissão de Promoção da Identidade Racial e Religiosa da OAB/PB..Membro e relatora da Comissão de Diversidade e Direitos Humanos do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. Membro do Conselho da Escola Superior de Serviço Público - ESPEP. Atualmente é professora da linha de Políticas Publicas e Educativas do curso da Escola de Gestores; professora do Estagio Curricular Fund I, do Curso de Pedagogia a Distancia EAD; professora convidada do Mestrado Profissionalizante em Gestão de Organização de Aprendentes -MPGOA/ UFPB. Coordenadora da linha de Pesquisa Politicas Educacionais PPGE/UFPB.É professora da linha de Politicas Educacionais do PPGE/UFPB.Coordenadora da linha de pesquisa Diversidade , Deficiencias e Disturbios de Aprendizagem do Nucleo de Estudos Projetos e Pesquisas sobre Formação Docente, NEPESF, Pesquisadora senior da Linha de Pesquisa Transtornos de aprendizagem e deficiencia.È membro da Comissão para estudo tecnico das cotas raciais para ciganos da Universidade Federal da Paraiba.É conselheira do Conselho Estadual para Igualdade Racial e Religiosa.CEPPIR/PB.Membro Titular da Comissão de Heteroindentificação do Tribunal de Justiça do Estado da Paraiba Tem se dedicado a pesquisas sobre a formação e profissionalização docente, diversidade, inclusão e exclisão, educação especial, dificuldades de aprendizagem, atendimento psicopedagógico e processos formativos.

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Publicado

06.12.2024