Arte poética: a imagem angelical na obra “Balada ao anjo” de Lília Silva

Autores

  • Job Lopes
  • Antonio Donizeti da Cruz

Resumo

Lília A. Pereira da Silva – uma artista de profunda sensibilidade que tece palavrasprecisas e formas que encantam e desencantam em versos que apresentam a magia defiguras que emergem das intermitências do interior. A artista publicou mais de cemlivros em diversas áreas: poesia, romance, literatura infantil, Direito, Psicologia e ArtesPlásticas. Busca-se nesse artigo uma reflexão da imagem angelical na obra poética“Balada ao anjo”, onde a voz lírica trilha uma melancólica travessia a procura de seuanjo – figura arquetípica que representa a saída da escuridão, a realização do amor.Valendo-se de teorias de Calvino (1990), Paz (1984), Freud (1974), entre outrosteóricos, analisa-se a construção lírica da artista. Lília Silva colore seus versos com amagia fantasmagórica, com a exatidão de palavras e com um toque emocionante dasensibilidade de sua alma, dessa forma, estuda-se um eu poético que trilha uma caminhalúgubre e passa a viver da ausência da face de seu anjo, ou seja, da impossibilidade deamar. Com uma linguagem elaborada e uma latente imagística que permeiam seusversos, a escritora delineia realidade e fantasia, por meio, da matéria verbal.

Palavras-chave: Imagens. Anjo. Poética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Job Lopes

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual doOeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista da CAPES. E-mail: jobliteratura@hotmail.com.

Antonio Donizeti da Cruz

Pós-Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). ProfessorAssociado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). E-mail:adonicruz@brturbo.com.br.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigos