De “Lampião” à “Bela Adormecida”: análise das hibridizações culturais na telenovela “Cordel Encantado”

Autores

  • Anderson Lopes da Silva
  • Regiane Regina Ribeiro

Resumo

O artigo em questão pretende identificar de que forma as hibridizações (ou hibridações)culturais aconteceram dentro da trama de “Cordel Encantado”, telenovela exibida em2011 pela Rede Globo. Além disso, o gênero melodramático como parte essencial daformação sociocultural do Brasil também será levado em conta juntamente com opotencial educativo que a trama pode oferecer. Teóricos da comunicação que trabalhamo contexto da cultura latinoamericana e suas inter-relações como Canclini, MartínBarbero,Orozco Gomes, Immacolata e Borelli, serão usados para apoiar as hipótesesque tratam da importância e presença inquestionável da telenovela na sociedade. Comoresultado parcial do trabalho, algumas reflexões apontam para uma hibridização culturalna qual a telenovela em questão faz referências à literatura de cordel, à culturanordestina e aos personagens do sertão brasileiro; sem, no entanto, deixar de mesclar aoseu enredo os contos de fada, narrativas fantásticas e referências às obras clássicas daliteratura brasileira e francesa.

Palavras-chave: Telenovela. Hibridização Cultural. Mediações. Educomunicação.

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Biografia do Autor

Anderson Lopes da Silva

Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (PPGCOM - UFPR). E-mail:anderlopps@gmail.com

Regiane Regina Ribeiro

Professora do Mestrado em Comunicação (PPGCOM – UFPR). Doutora em Comunicação e Semióticapela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). E-mail: regianeribeiro5@gmail.com

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Publicado

2014-12-09

Edição

Seção

Artigos