A “montagem de evidência” na construção da narrativa documental: Uma análise do filme “Di Melo – o imorrível”

Autores

  • Ana Carolina Vanderlei Cavalcanti
  • Bertrand Lira

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a construção da narrativa no documentário DiMelo – o imorrível (Alan Oliveira e Rubens Pássaro, 2011), a partir do que Nicholsnomeia como “montagem de evidência”. Ou seja, um processo que buscasustentação/lógica nas palavras ditas pelos próprios atores sociais nas entrevistas,relacionando-as entre si.

Palavras-chave: Cinema. Documentário. Narrativa. Montagem de evidência.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Vanderlei Cavalcanti

A ideia de gosto foi concebida em meados do século XVI como forma de criar distinçãosocial e manter distantes membros de grupos pertencentes a estratos sociais diferentespor meio de preferências de comportamento, vocabulário, vestuário, práticas esportivase recreativas, fruição de manifestações artísticas e outras facetas da vida social.Historicamente, o gosto tem sido usado por indivíduos com anseios de ascensão socialem tentativas de, dentro de sociedades altamente estratificadas e estamentais,aproximar-se de seus grupos de referências, em contrapartida, indivíduos já membrosdos grupos de referência têm usado a crítica e o ataque ao gosto como forma de manterafastados os que buscam recolocação. O objetivo deste artigo é, baseado nas análises dePierre Bourdieu (2007) acerca da construção do gosto na sociedade, posicionar as atuaisdisputas dos indivíduos por distinção social no contexto das redes sociais digitais,especificamente, no consumo e nos comentários feitos por usuários em vídeos musicaisno YouTube.Palavras-chave: Distinção social. Gosto musical. YouTube. Música popular.

Bertrand Lira

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC/UFPB).

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Publicado

2014-12-12

Edição

Seção

Artigos