A regulação da publicidade infantil: uma arena de debates entre as organizações sociais e do mercado

Autores

  • Adilson Cabral
  • Ana Paula Bragaglia
  • Ingrid Seabra

Resumo

Este artigo se propõe a realizar uma análise da arena de debates em torno da regulação da publicidade infantil, a partir das organizações sociais e de mercado. As organizações sociais são compreendidas aqui como diferenciando-se das empresas (organizações e corporações comerciais), bem como do governo e parlamentares, já que se identificam desta forma em suas articulações e posicionamentos frente ao setor empresarial da cadeia publicitária. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental busca-se compreender a publicidade dirigida à criança, o consumo do complexo sistema midiático no qual este público se insere e as argumentações que embasam os referidos debates. A pesquisa é um dos produtos do projeto “Publicidade e criança: diálogos possíveis sob o marco ético-legal”, desenvolvido em 2010 e 2011 (Edital PIBIC/CNPq de 2010-2011).

Palavras-chave: Publicidade infantil. Sociedade civil. Políticas de comunicação. Regulação da publicidade. Ética publicitária.

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Biografia do Autor

Adilson Cabral

Professor Doutor do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal Fluminense – UFF. Coordenador do grupo de pesquisa EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência e do Informativo Eletrônico "Sete Pontos" - http://www.comunicacao.pro.br/setepontos. Email: acabral@comunicacao.pro.br.

Ana Paula Bragaglia

Professora Doutora de Ética e Legislação Publicitária e da Comunicação na UFF e no Centro Universitário da Cidade. Membro do EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência. E-mail: apbragaglia@yahoo.com.br.

Ingrid Seabra

Graduada em Comunicação Social, habilitações Jornalismo e Publicidade, pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Membro do EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência. E-mail: ingrid.seabra@gmail.com.

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Publicado

2015-03-17

Edição

Seção

Artigos