O imaginário político e a doença do presidente Lula na mídia: cobertura jornalística das revistas Veja, Carta Capital, Isto É e Época sobre a doença do ex-presidente Lula

Autores

  • Danielle Barros Silva Fortuna
  • Ana Cláudia Condeixa de Araújo
  • Valdir de Castro Oliveira

Resumo

Esta pesquisa analisou os textos jornalísticos publicados pelas revistas Veja, Época, Carta Capital e IstoÉ a respeito da doença do ex-presidente Lula. Como objetivos buscou-se: a) Verificar de que forma o processo de midiatização e hibridização da mídia altera ou modifica a prática informacional da mídia jornalística tradicional; b) O papel das fontes; c) Verificar de que forma os semanários provocaram diversos deslocamentos semânticos da doença do ex- presidente; d) Verificar a importância que estas revistas atribuíram ao assunto a partir dos sentidos das reportagens e do espaço ocupado nas revistas (capa, editorial, colunas, reportagem, fotos, infográficos, etc.); d) Identificar o papel ativo da fonte principal e sua presença no noticiário da revista. Para tanto, foi elaborada uma matriz de análise para a coleta de dados das revistas. Em síntese, a imagem do ex-presidente foi construída em facetas semelhantes e contraditórias. Cada semanário destacou o seu Lula particular e o deslocamento semântico da doença para a política se fez em conformidade com sua linha editorial, contudo sempre confrontadas pela Internet. Destacamos a pertinência de se estudar a mídia neste cenário de midiatização uma vez que, ao compreendermos a mídia, podemos compreender a própria sociedade e sua cultura.

Palavras-chave: Comunicação. Mídia. Política. Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Barros Silva Fortuna

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). E- mail: danbiologa@gmail.com.

Ana Cláudia Condeixa de Araújo

Doutoranda do PPGICS/ICICT/FIOCRUZ.

Valdir de Castro Oliveira

Doutor em Comunicação (USP). Professor e Pesquisador do PPGICS/ICICT/FIOCRUZ.

Downloads

Publicado

2015-04-07

Edição

Seção

Artigos