Além do Concreto: o museu afrodigital como ferramenta para o ensino da cultura afro–maranhense nas aulas de artes visuais

Autores

  • Dryelle Patrícia Silva e Silva
  • Ana Jacira Borges Oliveira
  • João Batista Bottentuit Junior

Resumo

No cenário de intensas transformações tecnológicas, diversas narrativas escritas e audiovisuais podem ser utilizadas pelos educadores, exigindo dos mesmos o desenvolver de práticas pedagógicas que abarquem o contexto das tecnologias, e propiciando aos alunos múltiplas experiências. Nessa perspectiva, o Museu Afro Digital(MAD) do Maranhão surge como uma possível ferramenta para trabalhar essa temática nas aulas de artes visuais. O levantamento dos dados exibidos se deu através da observação dos acervos contidos no museu, na analise do vídeo referente ao seminário de Arte, Cultura e Poder, e foi fundamentado através de bibliografias que descrevem as terminologias: digital e virtual, com a realização de leituras que pudessem ampliar a temática trabalhada. Sob esse fundamento, foi contemplada a abordagem qualitativa e descritiva, considerando-se que o ambiente é a fonte direta da pesquisa, no caso o Museu Afrodigital do Maranhão.

Palavras-Chave: Museu afrodigital. Tecnologias. Educação. Artes Visuais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-20

Edição

Seção

Artigos