Gestão de Design relacionada ao processo de Naming
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n2.33001Resumo
O presente artigo tem como objetivo relacionar a importância do naming aos níveis de atuação da Gestão de Design. A nomeação torna-se uma questão chave entre linguagem e realidade, uma vez que classifica e organiza a sociedade, conferindo exclusividade a algo, reduzindo o risco de confusão. Neste aspecto, o estudo relativo ao processo de nomeação de marcas, produtos ou serviços, conhecido como Naming, revela-se como um importante objeto de estudo, uma vez que o nome por diversas vezes será uma importante conexão entre as memórias experienciais do público com todo o universo da marca. Como resultado, a pesquisa aponta a relação encontrada entre as temáticas pesquisadas, assinalando como o processo de nomear pode contribuir com cada nível de ação da gestão de design. Deste modo, esta pesquisa se enquadra como exploratória, uma vez que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade entre os temas Gestão de Design e Naming.
Palavras-chave: Naming. Gestão de Design. Nomes de Marcas. Estratégia em Organizações. Aplicações e Técnicas de Marketing.