E-commerce: perfil de estudantes universitários como consumidores virtuais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n2.33010Resumo
A pesquisa tem como objetivo identificar o perfil de compras online dos alunos universitários do curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares-FACIP, e sua relação com o e-commerce no seu dia a dia. A metodologia utilizada na construção da pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, descritiva, e bibliográfica, onde por meio de questionário estruturado aplicado com 101 estudantes universitários, entre os meses de outubro a novembro de 2016, demonstrou que: 67% dos alunos acessam a internet diariamente, e que o preço é o fator mais importante para 43% dos universitários nas compras online. Mas enquanto a crise provocou diminuição das compras para 64% dos entrevistados, o mesmo índice afirmou que sentem prazer em fazer compras virtualmente, ao passo que 58% responderam que já fizeram compras online para aliviar o estresse. A falta de tempo para visitar lojas físicas, as promoções, os preços, a comodidade e variedade são os principais fatores para o crescimento continuo do e-commerce, e mesmo que a segurança seja a principal preocupação nas compras online para 58% dos alunos, o comercio eletrônico é uma realidade e um desafio para as empresas que concorrem num mercado cada vez maior e mais dinâmico.
Palavras-Chave: Consumidores virtuais. E-commerce. Perfil de compra.