A estética e consumo de conteúdo através dos multimeios
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n2.33011Resumo
A estética, como fonte de significação para muitas das questões voltadas à arte, abrange reflexões sobre os fenômenos artísticos e também sócio culturais. Na sociedade atual, onde o capitalismo exacerbado gera uma produção infinita de bens de consumo inclusive no meio artístico, está surgindo uma nova forma de relacionamento das pessoas com os meios de comunicação. Portanto, este estudo visa abordar a estética como instrumento, para entender como estas novas práticas se realizam, passando do cinema, ricamente estudado por teóricos desde o seu início pelas vertentes estéticas, como por exemplo, Hugo Munsterberg e Jean Mitry, passando pelas novas mídias abordadas por Robert Stan e Ella Shohat(2005). Também, entendendo as mudanças ocorridas com a televisão, através de autores como Douglas Kellner, Maria Immacolata Vassallo Lopes e a tão recente oportunidade da internet sob o olhar de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy.
Palavras-chave: Estética. Consumo de Conteúdo. Cinema. Televisão. Internet.