A gestão da reputação corporativa da Petrobras no contexto da crise política brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n4.33882Resumo
A proposta deste artigo é discutir sobre o posicionamento da Petróleo Brasileiro S.A, também conhecida como a Petrobras, diante da crise política brasileira que a afetou. Para este estudo, foram utilizadas matérias da revista CartaCapital publicadas na internet durante o ano de 2015. Para tanto, as pesquisadoras selecionaram matérias relacionadas à crise, transparência e reputação corporativa na Petrobras. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica com os seguintes pressupostos teóricos: Comunicação Pública, Comunicação Organizacional e Gestão de Crises, Internet, Transparência e Reputação Corporativa. Percebe-se que após os escândalos da “Operação Lava Jato”, a Petrobras tem como objetivo a transparência organizacional e, como exemplo, adota-se a Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011. Os resultados obtidos durante a pesquisa justificam a importância da transparência organizacional durante um momento de crise política.
Palavras-chave: Comunicação Pública. Crise. Petrobras. Reputação Corporativa. Transparência.