As crises nos times de futebol e as estratégias das assessorias de imprensa dos clubes

Autores

  • Nair Prata PPGC/UFPB
  • Ana Luiza Batista
  • Isadora Rabello

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n4.33885

Resumo

Os clubes de futebol, como qualquer empresa, não estão isentos das crises. Este artigo busca analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelas assessorias de imprensa do Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube em tempos de crise. Primeiramente, se discute a relação entre empresas e crises nos times, além da transformação de clubes de futebol em empresas. Conceitua-se, em seguida, assessoria de imprensa geral e esportiva. Posteriormente foi traçado um histórico do futebol em Minas Gerais e a história dos clubes analisados. As características das assessorias dos times foram apresentadas e divididas em seis categorias que as comparam. O estudo tem como métodos a pesquisa bibliográfica e as entrevistas com os assessores. Concluiu-se que a estratégia utilizada pelas assessorias dos clubes é a de não se manifestar na maioria dos casos, inferindo-se que não são plenamente eficazes.

Palavras-chave: Clube Atlético Mineiro. Cruzeiro Esporte Clube. Assessoria de imprensa. Crise. Estratégias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Edição

Seção

Artigos