Do jornalismo à sala de aula: a abordagem do gênero discursivo reportagem em um livro didático de português

Autores

  • Maria de Fátima Almeida PPGC/UFPB
  • Manassés Morais Xavier
  • Symone Nayara Calixto Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n4.33886

Resumo

Objetivamos realizar uma análise sobre as estratégias didáticas realizadas pelo autor de um livro didático de Língua Portuguesa, do 1º ano do Ensino Médio, para desenvolver a abordagem do gênero reportagem e destacar, a partir da Análise Dialógica do Discurso – Bakhtin (2010a; 2010b), Tezza (2003) – e da teoria dos gêneros jornalísticos – Cotta (2005), Pena (2008) –, como o livro didático pode contribuir com a formação de alunos e professores cada vez mais reflexiva. Os resultados apontam que a abordagem do gênero está direcionada a uma perspectiva dialógica, uma vez que as reportagens convocam sentidos historicamente situados e que vão ao encontro da natureza composicional, temática, bem como do estilo do gênero, proporcionando reflexões didáticas que orientam os alunos aos usos linguísticos dialógicos e situados em atividades específicas de comunicação social.

Palavras-chave: Análise Dialógica do Discurso. Gêneros Discursivos/Jornalísticos. Livro Didático. Reportagem.

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Publicado

2017-04-25

Edição

Seção

Artigos