Roteiristas no Brasil, uma história a ser contada: organização e pleito por Direitos Autorais

Autores

  • Heron Volpi PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n10.36811

Resumo

Neste artigo investigaremos as condições da profissão de roteirista no Brasil. Faremos uma rápida busca sobre historia dos roteiristas brasileiros, baseada principalmente no livro: História do Cinema Brasileiro, organizado por Fernão Pessoa Ramos. Depois traremos o panorama jurídico da Lei de Direitos Autorais, especificando a situação dos roteiristas no Brasil. Passaremos então a explorar o mercado de roteiro audiovisual na Europa, continente que pensamos que trabalha melhor com seus autores, veremos que não é tão simples. Então constataremos que nos últimos anos, no Brasil, despertaram os roteiristas para a necessidade de organização para barganhar melhores condições de trabalho. A Associação Brasileira de Autores-Roteiristas surgiu, assim como alguns eventos voltados a roteiristas. Abrindo novas perspectivas à mão de obra primeira do cinema.

Palavras-chave: Roteirista. Roteiro. História do Cinema. Direitos Autorais. 

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Biografia do Autor

Heron Volpi, PPGC/UFPB

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

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Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Artigos