Como interpretar a mídia? As contribuições de Douglas Kellner e a Pedagogia Crítica da Mídia

Autores

  • Hiago M. Reisdoerfer PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n7.46823

Resumo

O artigo traça um guia para a utilização dos pressupostos teórico-metodológicos da Pedagogia Crítica da Mídia, de Douglas Kellner. O estudo é pautado nas reflexões do autor a respeito do agendamento ideológico dominante através do discurso presente nos produtos culturais com ênfase no discurso midiático apresentado por veículos de comunicação. Pretende-se, portanto, descrever e compreender a dinâmica de aplicabilidade da teoria, da mesma forma que se faz uma apresentação sobre suas categorias e consequente definição. Desta forma, a pesquisa se propõe a ser uma alternativa para tonificar o receptor, mostrando uma forma de ler e interpretar todo e qualquer discurso proveniente da mídia em geral, subsidiando uma maneira de separar os elementos puramente de manutenção ideológica e propagandísticos do que realmente representa um conteúdo válido e informativo. Delineia-se, por fim, uma solução para a alienação eminente provocada por tal discurso, principalmente em um período de Fake News e Miscommunication.

Palavras-chave: Comunicação, Sociedade. Teorias da Comunicação. Estudos Culturais. Pedagogia Crítica da Mídia.

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Publicado

2019-07-19

Edição

Seção

Artigos