Os jogos como prática lúdica no ensino superior na Faculdade SATC

Amanda Cristina Gomes, Diego Piovesan Medeiros

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar os parâmetros necessários para que os professores da Faculdade SATC desenvolvam práticas lúdicas em sala de aula. Com isso, buscou-se por meio de uma pesquisa exploratória, introduzir os conceitos de jogos de aprendizagem tendo como recorte o ensino acadêmico, se baseando em autores de referência na área. O artigo também investigou e apresentou ferramentas lúdicas já criadas e aplicadas para educação, reforçando projetos e seus benefícios na prática lúdica. Por fim, foi realizada uma entrevista com perguntas semiestruturadas junto aos professores da instituição de ensino SATC, percebendo o entendimento e a necessidade destes professores frente a práticas de jogos. O resultado desta pesquisa culminou no compilado de parâmetros que antecedem o desenvolvimento de uma prática lúdica em sala de aula. Estes parâmetros podem orientar um professor na definição de sua prática, assim como dar embasamento em suas ações.

Palavras-chave: Lúdico. Jogos. Aprendizagem. Educação. 


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DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n8.47314

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