A publicidade de cigarro nas narrativas cinematográficas das dez maiores bilheterias da década de 1960 e de 1970: o product placement antes e depois do Public Health Cigarette Smoking Act

Eduardo Schmidt Martins, Rafael Jose Bona

Resumo


O tema do presente trabalho é sobre a publicidade cigarro (por meio do product placement) nos filmes dos anos de 1960 e de 1970, décadas anterior e posterior ao Public Health Cigarette Smoking Act (1970) que proibiu a publicidade tabagista no rádio e na televisão. Com esse estudo, portanto, objetiva-se entender que tipo de estratégias as marcas de cigarro usavam ao utilizar do product placement antes dessa proibição. A pesquisa se classifica como descritiva de abordagem quantitativa. São analisadas as dez maiores bilheterias estadunidenses das décadas de 1960 e de 1970. Como principal resultado foi percebido que por meio da inserção de cigarro nas narrativas fílmicas, houve um aumento de 128,9% nos placements do produto de uma década para outra, e os atores passaram a protagonizar mais placements que as atrizes, como era na década de 1960, o que pode configurar numa mudança no público-alvo das marcas.

Palavras-chave: Cigarro. Product placement. Cinema. Publicidade.


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DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n8.47382

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