Videogames e imersão: considerações da interação em Valiant Hearts: The Great War

Autores

  • Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa
  • Eduardo Duarte Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n9.47929

Palavras-chave:

Valiant Hearts, Imersão, Videogame.

Resumo

O artigo observa a imersão em jogos de videogame, elencando o jogo Valiant Hearts: The Great War como universo composto de ficção e realidade que facilita o transporte do jogador para instâncias primorosamente simuladas da Primeira Guerra Mundial. Agindo como interface comunicacional, os aparatos tecnológicos substancializam uma conexão humano-maquínica, concatenada em formas de concretizações imersivas sensoriais, sistêmicas e ficcionais a partir da interação. O trabalho adentra na imersão ponderando aspectos audiovisuais, projeção-identificação e apresentação do contexto da Grande Guerra. É levado em evidência a potencialidade imersiva, capaz de conduzir o jogador ao palco do contexto histórico abordado pela narrativa do jogo.

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Biografia do Autor

Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa

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Publicado

2019-09-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS