Educação física escolar no discurso imagético do Conselho Federal de Educação Física

Autores

  • Renato Cavalcanti Novaes
  • Thulyo Lutz
  • Felipe Triani
  • Silvio de Cassio Costa Telles

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n12.49332

Palavras-chave:

Escola, Educação Física, Prática pedagógica, Discurso imagético.

Resumo

O presente artigo objetivou analisar as imagens sobre Educação Física Escolar (EFE) veiculadas nos boletins eletrônicos do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Para isso, foram verificadas 216 edições do boletim e selecionadas imagens de divulgação própria do conselho, que não estavam atreladas a informativos, projetos ou propagandas, sendo tratadas pelo método da análise semiótica de imagem parada. No período de divulgação pesquisado, foram localizadas 12 imagens, a partir das quais foram criadas as categorias “Pano de Fundo”; “Alunos”; “Professores” e “Atividades”. Os resultados indicam que as imagens veiculadas pelo CONFEF buscam retratar a realidade da EFE através de uma imagem distorcida do real na construção mitológica do professor herói. Com isso, o CONFEF reforça seu distanciamento com o campo da EFE.

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Publicado

2019-11-25

Edição

Seção

Artigos