Os comerciais da Barbie e a formação do imaginário da mulher

Autores

  • Larissa Caldeira de Fraga
  • Annelena Silva da Luz

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n2.50546

Palavras-chave:

Barbie, Comerciais, Imaginário, Mulher.

Resumo

Como um brinquedo tão famoso pode ajudar a construir as noções do que é ser mulher desde o final dos anos 50 até a atualidade? Barbie, a boneca mundialmente conhecida, se comunica com gerações de meninas através de seus anúncios desde o momento que foi lançada. Por isso, observar como um brinquedo que tem um alcance tão imenso e genuíno se relaciona com seu público e que efeitos essas mensagens foram deixando ao longo do tempo no imaginário do que é ser uma mulher em todos os âmbitos da vida surgem como ponto de discussão central. Através da noção do simbólico de Durand (1993,1998) e de debates acerca das questões femininas trazidas principalmente por Lipovetsky (1997) será possível compreender como o discurso publicitário construído em volta da Barbie influenciou o que é considerado característico do feminino ou não durante cerca de sessenta anos.

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Publicado

2020-02-02

Edição

Seção

Artigos