Design de Jogos: Trivster, um jogo de trívia para smart TV e ambientes de aprendizagem

Autores

  • Leandro de Bessa Oliveira
  • Letícia Didier Benevenute

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n05.52073

Palavras-chave:

Challenge-Based Learning, UX. Scrum, Design de Jogos.

Resumo

Este artigo baseia-se em uma pesquisa aplicada de caráter descritivo, cujo objetivo é documentar o processo de desenvolvimento do jogo Trivster. Criado para Apple TV dentro do projeto de capacitação de estudantes do BEPiD (Brazilian Education Program for iOS Development) da Universidade Católica de Brasília (UCB), o Trivster é um jogo de perguntas e respostas que utiliza os sensores do smartphone para uma experiência no formato multiplayer. Neste artigo, se discute o potencial educativo dos jogos e as metodologias e frameworks exploradas no processo de concepção de games: Challenge-Based Learning, Scrum, UX e Design Thinking. Don Norman (2018), Travis Lowdermilk (2013), Jeff Sutherland (2014) e Lúcia Santaella (2018) são alguns autores que sustentam a base teórica do artigo. Ao final, a postura reflexiva adotada no processo de criação do game permitiu a elaboração de algumas questões relativas à contribuição dos jogos para a educação.

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Publicado

2020-04-25

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS