As orientações direcionadas à escrita de textos no livro didático: um olhar sobre a reescrita

Autores

  • Francisco Hélio da Silva
  • Rosângela Maria Bessa Vidal

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n05.52108

Palavras-chave:

Produção de textos, Livros didáticos, Reescrita.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar propostas de produção de textos em um livro didático de Português do Ensino Médio, focando a atividade de reescritura como necessária à melhoria da qualidade dos textos na atividade de escrita. Nesta pesquisa, investiga-se como as orientações para reescritura, nas propostas analisadas, contribuem para a melhoria do texto durante o processo de escrita. Neste artigo, a discussão teórica se fundamenta nos estudos de especialistas na área da Linguística de Texto, como Marcuschi (2008); (2012), Koch e Elias (2015), Antunes (2003); (2007), Passarelli (2012), Santos; Riche; Teixeira (2015), entre outros, e das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa. Os resultados dão conta de que o material didático investigado já aponta a necessidade de reescritura de texto, no entanto, as análises mostram que não há detalhadamente passos para a atividade de reescritura textual tanto quanto deveria, nas atividades de escrita de textos.

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Publicado

2020-04-27

Edição

Seção

Artigos