Conteúdo em vez de anúncio: conceituações e relações entre marketing de conteúdo e branded content

Autores

  • Carlos Henrique Trancoso
  • Fernanda Ferreira de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n05.52398

Palavras-chave:

Marketing de conteúdo, Branded content, Publicidade, Marketing, Entretenimento.

Resumo

Este artigo pretende entender as relações entre branded content e marketing de conteúdo, duas estratégias comunicacionais análogas entre si que ganham força a partir do surgimento das plataformas de redes sociais e do enfraquecimento da publicidade tradicional. Serão analisadas diferentes definições de ambas as estratégias, a fim de compreender como são entendidas por diferentes autores, com atuação no mercado e na academia em âmbito nacional e internacional. A partir da pesquisa bibliográfica e da consulta a sites do mercado publicitário brasileiro, detectamos uma dificuldade para estabelecer diferenças entre os termos. Uma possível distinção seria no sentido de considerar marketing de conteúdo como o processo para se chegar a um produto de brande content, que geralmente é um conteúdo de entretenimento audiovisual.

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Publicado

2020-05-07

Edição

Seção

Artigos