Processo de aprendizagem de Citologia a partir da criação do game RPG Invisible World: aproximações entre professores e estudantes

Autores

  • Douglas Carvalho de Amorim
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n7.53777

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Games, RPG maker, Ensino de Biologia, Citologia, Mediação pedagógica.

Resumo

Na era digital, os games medeiam o ensino e aprendizagem no século XXI, confrontando os métodos pedagógicos tradicionais baseados na memorização de conteúdos como ocorre na disciplina de Biologia. Contudo, a Aprendizagem Baseada em Games ainda é pouco reconhecida no cenário escolar. Neste contexto, o objetivo deste artigo foi investigar como o processo de criação de um game RPG entre professores e estudantes medeia o processo de aprendizagem de Citologia. A investigação teve abordagem qualitativa com delineamento em pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e observação participante e analisados com a técnica análise de conteúdo com auxílio do software Atlas ti 7®. Como resultados, a criação do game articulada com outras estratégias de aprendizagem promoveu o envolvimento dos sujeitos do estudo de modo a explorarem e refletirem sobre os conteúdos de Citologia sob a mediação pedagógica dos professores, articulando ficção com conteúdos científicos.

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Publicado

2020-07-03

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS