A contribuição da gamificação no processo de avaliação para a aprendizagem

Autores

  • Otávio Augusto de Oliveira Cardoso
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n12.56695

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Gamificação.

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a utilização da gamificação por 9 estudantes, sujeitos participantes da pesquisa, como estratégia para realizar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi desenvolvido em uma disciplina a distância, apoiados pelos recursos digitais: aplicativo ZOOM, ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e o aplicativo WhatsApp. A metodologia é qualitativa e o tipo da pesquisa se trata de um estudo de caso, resultante da utilização da gamificação em uma atividade. Os recursos digitais utilizados foram o AVA e o Google Forms, onde foi desenvolvida a atividade gamificada. O fórum de discussão foi o instrumento utilizado para coleta de dados. Ao final, os resultados apontaram que, a estratégia de gamificação, desenvolvida em uma lógica sequenciada, possibilita realizar uma avalição processual, considerando todo o processo de uma disciplina on-line, mas, que é possível realizar outros tipos de avaliação como a diagnóstica e a mediadora.

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Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS